Deixe um comentário

Biblioteconomia

Biblioteconomia

Informações sobre a Biblioteconomia, conceito, curso, o profissional Bibliotecário, suas funções e campo de trabalho.

Conceito:

A biblioteconomia é a atividade profissional que compreende o conjunto de organismos, operações técnicas e princípios que dão aos documentos gráficos e não-gráficos o máximo de utilidade possível, ou ainda, a ciência que se ocupa do conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos indispensáveis para armazenar, recuperar e disseminar informações em qualquer tipo de veículo ou formato, de maneira ágil, eficaz e dinâmica.

Curso:

O curso de Biblioteconomia tem como objetivos:

Formar profissionais capazes de acompanhar as transformações da sociedade, compreendendo o papel da biblioteca neste processo, capazes de identificar demandas de informação e propor soluções inovadoras;
Preparar profissionais para atuarem como especialistas no tratamento e difusão de informações, apoiados nas tecnologias da informação;
Capacitar profissionais para atuarem a nível de planejamento, administração, assessoria e prestação de serviços em redes e sistemas, bibliotecas, centros de documentação, serviços de informação;
Habilitar profissionais para a realização de pesquisas relativas à utilização da informação;
Preparar profissionais para o planejamento, implantação e desenvolvimento de atividades de ação cultural.

Bibliotecário:

A profissão de Bibliotecário está enquadrada como profissão liberal pelos termos da Portaria nº 162, de 07/10/1958, do Ministério do Trabalho e, tendo como base o disposto no Art. 577 da Consolidação das Leis do Trabalho, está compreendida no grupo 19 do plano da Confederação Nacional das Profissões Liberais. A designação profissional de Bibliotecário é privativa dos Bacharéis em Biblioteconomia, a partir da promulgação da Lei nº 4084, de 30/06/1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.
O Bibliotecário tem um papel cada vez mais importante como mediador entre o homem e o conhecimento registrado, pois atua nas mais diversas áreas das ciências, da pesquisa científica à extensão cultural, no apoio ao ensino e aprendizagem, da pré-escola à pós-graduação.
É um disseminador de informação registrada que atua no mercado de trabalho difundindo o hábito da leitura e incentivando o uso da informação em seus múltiplos suportes.
Além de especialista no tratamento da informação, é responsável pela democratização do acesso à mesma, contribuindo para o desenvolvimento social e os avanços científicos e tecnológicos.

Campo de Trabalho:

A característica multidisciplinar da profissão garante ao Bibliotecário um amplo campo de trabalho, não só em relação às áreas do conhecimento, seja no âmbito dos órgãos públicos, nas empresas privadas ou na indústria em geral.
O campo de trabalho do Bibliotecário, tradicionalmente constituído por bibliotecas (públicas, escolares, infantis, especializadas e universitárias), expandiu-se para atender à explosão editorial e à conseqüente diversificação de informações essenciais para empresas, instituições de pesquisa, comércio e indústria.
O Bibliotecário pode desempenhar suas funções em Bibliotecas, Centros e Serviços de Documentação e Informação, Arquivos, Museus, Editoras, Cinematecas, Vídeo-Clubes, Emissoras de Rádio e Televisão, Jornais, Assessorias (parlamentares, empresariais, jurídicas, educacionais), desenvolver e administrar Bancos de Dados e Bases de Dados, integrar equipes de manutenção de Web Sites na Internet ou ainda exercer a profissão como autônomo.

Fontes:

BECKMANN, Clodoaldo. O curso de Biblioteconomia em quatro momentos. Belém, 1984.

CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. Brasília: Briquet Lemos/Livros, 2007.

ROBREDO, J. Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da Ciência da Informação e de suas aplicações biblioteconômicas, documentárias, arquivísticas e museológicas. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: Edição de autor, 2005.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: